segunda-feira, 6 de junho de 2011

Viver e Aprender - ENEM 1998

Esquema de organização

Tema gerador: Viver e Aprender (ENEM-98)

Introdução: Argumentos I, II e III.

Desenvolvimento: Experiência, educação, coragem, solidariedade, humildade, barreiras.

Conclusão: Felicidade, futuro, aprendizagem, o novo.

Argumentos: (I) Nada é mais importante que a experiência; (II) Através da educação aprendemos a viver melhor; (III) As barreiras foram feitas para serem transpostas.




Em busca da experiência de vida

Inúmeras são as barreiras que temos de transpor durante o nosso período de vida. Elas são pré-requisitos para a construção da nossa experiência, mas é imprescindível afirmar que sem o apoio da educação tudo fica mais difícil. Apesar de tudo, foram feitas para serem transpostas.

A experiência adquirida com o passar do tempo nos impele a seguir em frente, com a humildade necessária para aprender sempre. Por serem constantes, os momentos de aprendizagem deve ser bem aproveitados e a graça disso é que eles surgem a todo instante, por isso nunca sabemos o bastante, pois vivemos com avidez da deglutição do que está para ser aprendido.

Nessa busca constante, a educação é a nossa principal arma de combate. Através dela podemos conseguir o entendimento das lições eternas, levando-se em conta que aprendemos, inicialmente, no núcleo familiar, levando esse aprendizado para toda a vida. Aprendemos, seqüencialmente, na escola o aperfeiçoamento das lições recebidas em casa. Por fim, aprendemos com o outro no trabalho, na rua, em todo e qualquer lugar, sempre compartilhando conhecimentos.

Com a consolidação do papel da educação, percebe-se que as barreiras foram feitas para serem transpostas, pois elas nada mais são que testes, e são eles quem mensuram nossa experiência. Quando não é possível transpor uma barreira, se faz necessário o surgimento da coragem, que é o ímpeto necessário para seguirmos em frente e tentar mais uma vez. Certa vez, o famoso ator e cineasta Charles Chaplin escreveu: A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.

A vida, por si só, é um aprendizado eterno. Sendo assim, temos sempre que buscar a felicidade. É ela quem vai nos dar novos ânimos, novos motivos para continuar a árdua caminhada, rumo ao futuro. Este, por sua vez, deve ser vislumbrado como algo palpável e é aí onde se encontra a maior das barreiras que temos para vencer, que é a pergunta: Como devo ser amanhã? A resposta a essa pergunta é muito simples: o meu amanhã será o reflexo do meu hoje.

Que venha o novo, o desconhecido. Que venha a nova lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário