segunda-feira, 28 de março de 2016

A importância de Estudar em Grupo




A importância de Estudar em Grupo



Você há de convir que, se não foi criado um hábito prévio, estudar sozinho é um problema sério. Dá tudo na hora: impaciência, sono, preguiça corporal e mental, entre outras coisinhas. Some tudo isso ao fato de você estar interligado nas redes sociais da Internet e, quase sempre, ter sempre alguém que irá lhe ligar para fazer algo completamente diferente do seu objetivo de estudo.

A saída ideal desse tipo de armadilha é o estudo em grupo. Ele deve ser formado por pessoas que tenham afinidades de cursos. Tipo, reunir colegas que tenham foco no eixo Ciências Naturais e suas Tecnologias.

O estudo em grupo, para ser efetivo, deve ser dirigido. Psicopedagogos e Professores são unânimes na importância o estudo em grupo, mas enfatizam que a organização e a disciplina são imprescindíveis para um bom resultado. O estudo com os colegas promove o estímulo em todos a lidar com valores humanos e ao respeito das limitações de cada um.

A grande vantagem desse tipo de estudo é que a linguagem usada entre os estudantes, muitas vezes, é mais fácil de ser compreendida do que a utilizada pelo Professor. Dessa maneira, ele torna-se um diferencial na aprendizagem do eixo-foco. É ideal ter reuniões constantes durante a semana.

Com um bom planejamento, problemas de afinidade dificilmente aparecerão nos grupos. Mas é bom se preparar porque eles podem ocorrer. As situações mais comuns são reclamações sobre atraso, faltas, brincadeiras durante o encontro, utilização do celular para checar as redes sociais. Sabendo disso, antes mesmo de iniciarem os estudos criarem as regras de convivência e aí ajustar todo e qualquer tipo de problema que possa aparecer, mas devem respeitar o ritmo e a maneira de proceder de cada um. Afinal um grupo também é lugar de aprender a conviver e a considerar as diferenças.